Qual é o conceito de alimentação saudável?

Gud Fud • nov. 16, 2022

Quem deseja se aprofundar sobre o conceito de alimentação saudável precisa, antes de tudo, deixar o preconceito de lado. É necessário entender que não se trata de restrições, especialmente no que diz respeito ao sabor. 


Comer bem e de forma saudável é assegurar que o nosso organismo tenha todos os nutrientes necessários para garantir seu bom funcionamento. Para isso, mais do que limitar alimentos, é preciso repensar a variedade, o equilíbrio, a quantidade e a segurança do que estamos ingerindo. 


Siga a leitura e entenda melhor o conceito de alimentação saudável. Conheça os tipos de dietas e saiba como é possível ser saudável sem ser chato!


Entenda o que é o conceito de uma alimentação saudável

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo adequado de nutrientes, vitaminas, proteínas e outros elementos é um forte fator para manutenção da vida. Por outro lado, a alimentação não saudável se torna cada vez mais um fator de risco de vida.


Por isso, o conceito de alimentação saudável se baseia em boas práticas alimentares. Elas são constituídas a partir da valorização social e cultural dos alimentos. 


De uma forma geral, isso exige que o corpo tenha acesso aos nutrientes essenciais – proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. A alimentação saudável é organizada para garantir o funcionamento e, ainda, energia para exercer as atividades cotidianas. 


A alimentação correta e saudável também precisa ser balanceada, equilibrada e variada. Parece um grande desafio? Mas não é bem assim! 


É verdade que, com a rotina cada vez mais corrida, muita gente acabou acostumada à praticidade dos
fast foods. Os produtos processados ou ultraprocessados, molhos e temperos prontos são soluções rápidas. Esses e outros alimentos são nocivos para o organismo.


Mas, quando se opta pela comida de verdade, preparada com alimentos
in natura, fica mais fácil reconhecer o que contribui para nossa saúde.


Tipos de dietas

O conceito de alimentação saudável também traz considerações quanto aos tipos de dietas praticadas pelos consumidores. Vamos conhecer quais são? 


Alimentação vegetariana

Essencialmente, a dieta vegetariana traz um conceito de alimentação saudável baseado  no consumo exclusivo de plantas e produtos de origem vegetal. A carne e o pescado ficam excluídos, ao mesmo tempo em que ovos e lacticínios podem ser incluídos no cardápio


Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira:


“é considerado vegetariano todo aquele indivíduo que exclui de sua alimentação todos os tipos de carnes, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. O vegetarianismo inclui o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos oriundos do reino animal para nenhum fim, seja ele alimentar, higiênico, estético ou de vestuário.” 


E, dentro do padrão alimentar vegetariano, existem outros subtipos, que dependem do que é excluído ou não, como veremos a seguir. 


Lactovegetariano

O lactovegetariano é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leites e seus derivados.


Ovovegetariano

Ovovegetariano é o vegetariano que não utiliza laticínios, mas consome ovos.


Ovolactovegetariano

Quem opta por essa dieta tem um cardápio um pouco mais amplo. O ovolactovegetariano é o vegetariano que inclui ovos, leites e derivados, como queijos, iogurtes e coalhada, entre outros, na sua alimentação.


Alimentação vegana

Dentro do conceito de alimentação saudável, o veganismo representa mais do que uma opção alimentar. O vegano tem um propósito que vai além do que o que está no prato. 


Essa filosofia de vida
presume que o ser humano não precisa e nem deve explorar ou maltratar os animais. E isso se aplica a todas as formas de consumo – seja em cosméticos, maquiagens, roupas, acessórios e no próprio prato


A dieta vegana
não admite o consumo de nenhum tipo de carne, ovos, leite e derivados. Também retira mel ou ingredientes, como o corante carmim, obtido a partir de insetos, da vida do vegano.


À primeira vista, parece muito restrito, concorda? Mas, na verdade, o cardápio vegano oferece um
grande leque de produtos de origem vegetal. Os veganos podem comer cereais, leguminosas, nozes, sementes oleaginosas, legumes, verduras e frutas. 


Mas e a proteína? A pergunta de milhões tem resposta, já que muitos alimentos vegetais também são ricos em proteína. As saladas de folhas, legumes e vegetais, salsa e cebolinha, cogumelos, grãos e sementes são ótimos exemplos. 


Necessidade do empreendedor se adaptar 

Como é possível perceber, o conceito de alimentação saudável abre espaço para várias vertentes e tipos de dieta. 


Cabe ao empreendedor o
faro para boas oportunidades e para perceber que, longe de modismos, essas tendências vêm se consolidando cada vez mais. Afinal, são novos padrões de consumo.


Os hábitos alimentares da população vêm se modificando. A preocupação deixou de ser apenas estética para se voltar à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida. 


Uma pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em 2018, já apontava
a alimentação saudável como objetivo de 80% dos brasileiros


Com a pandemia, essa tendência ganhou força. Afinal, os cuidados com a saúde se tornaram uma preocupação ainda maior para a população. 


Daí a importância da adaptação do empreendedor ao conceito de alimentação saudável. Este é um mercado que ainda tem muito a crescer!


Saudável sem ser chato

Para aqueles que pensam: “Ah, lá vem os chatos da alimentação saudável, não pode isso, não pode aquilo…”, não é bem por aí, viu? O conceito de alimentação saudável é amplo, e permite comer bem, com muito sabor e variedade


A
Gud Fud propõe uma experiência que desperta o prazer de comer. Lembrando encontros de família, as refeições são fartas, saborosas e, ao mesmo tempo, saudáveis! 


Nascemos com a proposta de proporcionar
sabor de verdade, a partir de ingredientes saudáveis, selecionados e sustentáveis

Quer saber mais? Agende uma conversa!

E então, pronto para aplicar o conceito de alimentação saudável na sua vida e no seu empreendimento


Gostou deste conteúdo? Leia mais no nosso blog! 


Franquia de alimentação saudável: conheça a Gud Fud!
Por Gud Fud 28 dez., 2022
Se você está buscando uma franquia de alimentação saudável para investir, conheça a Gud Fud e os benefícios de se tornar um franqueado.
Cuidados ao investir em uma franquia de alimentação saudável
Por Gud Fud 21 dez., 2022
Conheça algumas medidas importantes para abrir uma franquia de alimentação saudável com segurança e empreender com sucesso!
Lucratividade de franquia de alimentação: vale a pena?
Por Gud Fud 14 dez., 2022
Saiba mais sobre a lucratividade de franquia de alimentação e entenda por que vale a pena investir nesse mercado tão em alta no momento.
Por Gud Fud 29 nov., 2022
Entenda o crescimento e a atual popularidade do setor de alimentação saudável no Brasil e confira dicas para bons investimentos.
A tendência da alimentação saudável no empreendedorismo
Por Gud Fud 23 nov., 2022
Se você deseja empreender, entenda do que se trata a tendência da alimentação saudável e conheça novas possibilidades neste mercado.
Perfil empreendedor de franquias: características dos franqueados
Por Gud Fud 09 nov., 2022
O perfil do empreendedor de franquias tem características e ambições distintas. Conheça quais são e entenda como desenvolver habilidades!
Alimentação saudável e as oportunidades de empreendedorismo
Por Gud Fud 02 nov., 2022
Saiba por que investir no segmento de alimentação saudável é uma forma lucrativa de empreender e conheça boas oportunidades de negócio!
O perfil empreendedor de franquias tem características e ambições distintas. Conheça quais são e ent
Por Gud Fud 24 out., 2022
O perfil empreendedor de franquias tem características e ambições distintas. Conheça quais são e entenda como desenvolver habilidades!
Por Gud Fud 19 out., 2022
Com o crescimento do setor de franquias, aumenta também o interesse em investir nesse mercado. O segmento de alimentação é um dos mais promissores , mesmo em períodos de crise econômica. Se você ainda tem dúvidas sobre investir, que tal saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Entre as chamadas microfranquias, ou franquias baratas , o segmento de alimentação/food service é o segundo maior. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento chegou a R$ 8,7 bilhões no segundo trimestre de 2022. Isso significa 22,3% a mais do que no mesmo período de 2021. Além disso, o número de unidades cresceu 9,8%. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse mercado? Entenda o que é e quanto custa uma franquia de alimentação saudável. O que é uma franquia? Primeiramente, é preciso saber que a franquia é um modelo de negócio . Nele, o proprietário de uma marca permite que um investidor represente e comercialize seus produtos e/ou serviços. Isso é feito em troca do pagamento de royalties e da atuação conforme o padrão adotado e aprovado pelo mercado. O franchising compreende o franqueador e o franqueado. O primeiro é o idealizador do negócio , que cede: o direito de uso da marca; a patente; os produtos e os serviços para conquistar mais clientes e expandir os negócios. O franqueado , por sua vez: adquire a franquia; organiza e gerencia a nova loja; remunera o franqueador conforme o que é estabelecido em contrato. Tudo é acordado com base na Lei de Franquias (Lei no 13.966/2019) . Esta determina direitos e deveres para assegurar a consistência e a credibilidade da relação entre franqueador e franqueado. Dessa forma, investir em uma franquia permite iniciar um negócio com uma marca sólida e que ainda pode crescer. Afinal, a expansão é de interesse de ambos – franqueador e franqueado. Lei de franquia de comida saudável A Lei de Franquias regula a associação entre franqueador e franqueado, além de contemplar a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esta é o documento mais importante do processo de franqueamento e traz todas as condições que precisam ser estabelecidas nessa relação. Por isso, se você deseja saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável, é importante ficar atento às informações da COF : Direitos e obrigações de ambas as partes. Cláusulas de rescisão, de possibilidade de repasse da franquia e outras. Faturamento médio, prazo de retorno, investimento inicial e taxas. Demonstrativos de resultados da franqueadora. Histórico da marca e da rede de franquias. Lista atualizada dos franqueados. Fornecedores cadastrados. Condições de exclusividade e de territorialidade. Serviços ao franqueado (suporte de abertura, treinamentos etc). Essas condições, expostas na COF, farão parte do contrato de franquia . Por isso, é essencial que você leia com atenção e compreenda os termos. Se possível, busque a opinião de um advogado especializado. O prazo para analisar o documento e confirmar a compra da franquia é de 10 dias. Taxas e royalties A COF traz também as taxas e os royalties de franqueamento. Veja a seguir. Taxa de Franquia A Taxa de Franquia cobre as atividades desde o fechamento do negócio até a abertura da nova loja, como: o ingresso na rede de franquias; o direito de uso de marca; o suporte da franqueadora; o treinamento do franqueado e da equipe. Taxa de Royalties Já a Taxa de Royalties é cobrada mensalmente, com base em um percentual do faturamento bruto. O valor é usado pela franqueadora para a realização de ações em benefício da rede de franqueados: Know-how contínuo durante o contrato. Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e eventos, entre outras iniciativas. Taxa de Propaganda Por fim, a Taxa de Propaganda é reservada ao marketing institucional da rede. O valor, cobrado mensalmente, tem base em um percentual do faturamento da unidade. É voltado para estratégias de marketing e publicidade, ações e campanhas para promover a marca . Quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Está interessado em saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável? Há empreendimentos com investimento inicial de até R$ 105 mil , as chamadas microfranquias. O mesmo estudo citado no início deste artigo, da ABF, aponta que a participação das microfranquias cresceu 5%. Representam hoje 36,9% do total de franquias de 2022. O aumento do número de microfranquias vem ao encontro da demanda dos empreendedores . Estes têm realizado mais buscas por investimentos de até R$ 100 mil do que em outras faixas de valor. Conforme a ABF, 85% das pesquisas são por microfranquias. Quanto custa uma franquia Gud Fud? Para você que deseja saber quanto custa uma franquia de alimentação saudável, vamos falar um pouco sobre a Gud Fud? O seu investimento inicial , como franqueado, será de R$ 350 mil. O valor inclui: taxa de franquia; obras e instalações; equipamentos e utensílios; estoque inicial; custos pré-operacionais; marketing de inauguração; capital de giro. O prazo de retorno desse investimento é de 35 meses , com uma lucratividade média de 17% . Nosso modelo de franquia contempla um espaço conectado com a comida e com o nosso conceito. Está aliado à operação e à gestão de negócio de food service , com especialidade em alimentação saudável e criativa . Queremos estar em ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas. Veja o que a Gud Fud oferece: Treinamento Tanto o seu treinamento quanto o da equipe da loja, que deve ser de 6 a 7 colaboradores , ficam por conta da Gud Fud. Abordaremos assuntos relacionados a: gestão do negócio e de pessoas; funcionamento dos sistemas da rede; controle do fluxo de caixa; gestão de estoque, entre outros. Apoio no marketing Como franqueado, você conta com o apoio da Gud Fud no marketing. Vamos te auxiliar nessa função e ampliar suas oportunidades de negócio, atingindo um público mais amplo . ndicação de fornecedores A indicação dos fornecedores da franquia também faz parte dos benefícios que a Gud Fud oferece aos seus franqueados. Com isso, você consegue negociar os melhores preços .  Pacote de apoio competitivo O modelo de franquias da Gud Fud está posicionado com um pacote de apoio bem competitivo em relação a outras redes. Tal pacote foi construído para sanar as principais dores da operação. Agora você já sabe quanto custa uma franquia de alimentação saudável e conhece uma excelente oportunidade de investimento. Que tal fazer parte da comunidade Gud Fud ? Entre em contato agora mesmo e vamos conversar! Quer ler mais conteúdos como este? Continue acompanhando o nosso blog .
O que uma franquia oferece ao franqueado?
12 out., 2022
Conheça o que uma franquia oferece ao franqueado e entenda como esses benefícios têm conquistado cada vez mais adeptos a esse modelo de negócio!
Mais Posts
Share by: